quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bolachas XL de chocolate e noz



...regressei à escolinha... :-)
...já não tenho a ajuda dos mesmos 14 mini chefes mas as pequenas caras larocas continuam a animar os meus dias...
Como estamos no mês de regresso às aulas...o blog Cravo e Canela fez-nos um novo desafio...procurar nas nossas memórias os sabores dos nossos tempos de escola e recriar bolachas deliciosas para as crianças levarem para a escola...
Reconheço que o chocolate possa não ser a melhor das hipóteses para as crianças...mas quem não gosta de chocolate???? :-)
Quanto às nozes...tenho bem presente a imagem de quase todos lá de casa a partir nozes na mesa da sala....para a minha mãe fazer um delicioso bolo de noz...
....talvez um dia publique essa receita... :-)
...o tamanho das bolachas não me pareceu exagerado... :-)...se a minha mãe me dissesse que só podia comer uma...gostava que fosse do tamanho destas - 13 cm de diâmetro :-)


 

Bolachas de chocolate e noz
(coisas cá de casa)

1 ovo + 1 gema
30 gr farinha maizena
80 gr de farinha
45 gr de açúcar
75 gr de manteiga à temperatura ambiente
50 gr de chocolate em pó
raspas de chocolate q.b.
nozes partidas q.b.

Colocar todos os ingredientes, à excepção das raspas de chocolate e das nozes, no robot de cozinha e misturar.
Verter a massa para uma taça e misturar as nozes, com uma colher de pau.
Passar farinha nas mãos e moldar bolas de massa.
Colocar as bolas num tabuleiro, para ir ao forno, forrado com papel vegetal e espalmar com a mão até formar "discos".
Para tornar a coisa ainda mais apelativa polvilhei algumas bolachas com as raspas de chocolate e comprimi com a mão.
Vai ao forno, durante cerca de 15 minutos a 200ºC.

Moldei a massa do tamanho de bolas de ténis, para fazer bolachas com cerca de 13 cm de diâmetro e deu para 5 bolachas.

1 comentário:

  1. Olá Anica,
    Estou contigo... se só podemos comer uma que seja bem grande. Estão com um aspecto maravilhoso e eu comia já uma.
    Obrigada pela tua participação e bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar