segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Escangalhado...em fase de testes para o Natal... :-)


...e quando a minha mãe me disse - "...um dia destes temos de fazer um escangalhado!...podemos fazer no Natal!..."
...um dia destes transformou-se em JÁ...e o Natal chegou mais cedo :-)
...tinha o "rascunho" de uma receita já antiga...mas...faltavam-me ingredientes...
...e o que fazemos quando não temos todos os ingredientes de uma receita?...
...fazemos a nossa versão...
...deixo-vos aqui a minha...


Escangalhado
(coisas cá de casa)

625 gr farinha
20 gr fermento de padeiro
175 cl leite
75 gr açúcar
75 gr margarina
5 gr sal
3 ovos
1 cálice de jeropiga
creme de pasteleiro
frutos secos - usei nozes
1 gema
  
Numa taça, colocar 125 gr de farinha com o fermento e  75 cl de leite e misturar bem com as mãos, até formar uma bola de massa homogénea.
Deixar levedar durante 20 minutos.

Intervalo para um cafézito... :-)

Misturar a restante farinha com o açúcar, a margarina, o sal, os ovos e a jeropiga.
Adicionar o leite aos poucos até que a massa se torne elástica e fácil de trabalhar.
Misturar, a esta nova massa, a massa com fermento feita anteriormente e amassar muito bem, até que se misturem totalmente.
Deixar levedar durante 30 minutos.
Enquanto a massa está a levedar, fazer o creme de pasteleiro.

Dividir a massa em duas porções iguais e estender com o rolo, formando um rectângulo.
Espalhar metade do creme e dos frutos secos por cima da massa.
Enrolar e cortar fatias com cerca de 5 cm.
Voltar a repetir o processo com a restante massa.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocar as fatias de forma intercalada, de modo a formar uma trança.
Polvilhar com canela e pincelar com gema de ovo.
Levar ao forno durante 30 minutos a 200ºC.

2 comentários:

  1. Eu acho que sai mesmo bem...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou óptimo, nem precisas de praticar mais até ao Natal! ;)

    E não te esqueças de participar no passatempo de Natal: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar